Uma nova visão para a Educação Superior Jurídica

Artigo - Apanhado de artigos sobre Educação Superior Jurídica

Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica

terça-feira, 11 de setembro de 2012


I Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica, promovido por meio de uma parceria estabelecida entre unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas, reúne, por um lado, a Faculdade de Educação – Programa de Pós- Graduação em Educação e o Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas, e, por outro, a Faculdade de Direito e o Curso de Especialização em Direito Ambiental. O evento, que conta com o apoio da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, será realizado nos dias 29 e 30 de novembro de 2012, na sede da Faculdade de Direito da UFPel.
O Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica pretende reunir pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação do Brasil e do exterior, bem como estará aberto a alunos de graduação, promovendo um diálogo graduação/pós-graduação, na perspectiva de ampliar conhecimentos e potencialidades de análise sobre o currículo. Considera-se que a abordagem das imagens no currículo do curso de Direito tem potencial inovador e pode alavancar relevantes debates para a educação jurídica, assim como para outras áreas das Ciências Humanas e Sociais, bem como, das Letras e Artes.
O evento pretende ainda propiciar as trocas de conhecimentos entre pesquisadores nacionais e estrangeiros, criando possibilidades de cooperação em projetos de investigação, bem como a criação de grupos internacionais de trabalho. Constitui-se, assim, em uma oportunidade privilegiada para que se constitua um fórum de discussão e de estudos sobre Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica no Brasil e no exterior.
Este seminário é proposto com base no Projeto de Pesquisa, em desenvolvimento, Imagens da Justiça, Currículo e Pedagogia Jurídica, financiado pelo CNPq, e integra as comemorações dos 100 anos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. Concorre igualmente para a promoção deste evento, a articulação do Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas, da UFPel, com o Grupo de Pesquisas Justices, Images, Langues et Cultures JILC, da Universidade Paris 8, propiciada por meio de estágio pós-doutoral de uma de suas investigadoras na França, realizado com bolsa da CAPES.

Conferencistas:

Dr. Antoine Garapon (Institut des Hautes Études sur la Justice – IHEJ – Paris – França). Magistrado, doutor em Direito, exerceu as funções de Juiz de Menores por muitos anos. Desde 1991, exerce o cargo de Secretário Geral do Institut des Hautes Études sur la Justice – IHEJ – Paris – França.  Publicou muitos livros, entre os quais: Bien juger: Essai sur le rituel judiciaire (Odile Jacob, 1997), Des crimes qu’on ne peut ni punir, ni pardonner (Odile Jacob, 2002), Juger en Amérique et en France. Culture juridique française et common law (em co-autoria com Ioannis Papadopoulos, Odile Jacob, 2003), Les juges dans la mondialisation (avec Julie Allard, Seuil, 2005), Les nouvelles sorcières de Salem. Leçons d’Outreau, (em co-autoria com Denis Salas, Seuil, 2006), Peut-on réparer l’histoire? Colonisation, esclavage, Shoah, (Odile Jacob, 2008), La Raison du moindre État. Le néolibéralisme et la justice (Odile Jacob, 2010).
Antoine Garapon dirige a coleção Le Bien commun publicada pelas Edições Michalon e apresenta o programa « Le bien commun » na radio France-Culture. É, ainda, membro do comitê de redação da revista Esprit.

Prof. Dr. Alexandre Morais da Rosa (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI- SC – Brasil). Professor Adjunto de Processo Penal e do Curso de Pós-graduação em Direito (Mestrado) da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da UNIVALI. Doutor em Direito (UFPR), com estágio de pós-doutoramento em Direito (Faculdade de Direito de Coimbra e UNISINOS). Juiz de Direito no Estado de Santa Catarina (SC). Pesquisa Judiciário, Processo e Decisão, com perspectiva transdisciplinar. Coordena o Grupo de Pesquisa Judiciário do Futuro.

Profa. Dra. Barbara Villez (Universidade Paris 8; Grupo de Pesquisas Justices, Images, Langues, Cultures - JILC Paris; Pesquisadora do CNRS – Paris – França). Professora de Línguas e Culturas Jurídicas na Universidade Paris 8, é pesquisadora associada do Laboratório Comunicação e Política do CNRS.  Dirige o Grupo de Pesquisas Justices, Images, Langues, Cultures (JILC). Estuda as representações icônicas do Direito e interessa-se particularmente por séries judiciárias televisivas, americanas e francesas. Desde 2004, atua no IHEJ. Entre suas publicações, destaca-se o livro Séries télé:visions de la justice (Presses Universitaires de France, 2005), publicado em 2009, em versão inglesa, pela Editora Routledge, sob o título Television and the Legal System.

Prof. Dr. Jarbas Vieira Universidade Federal de Pelotas – UFPel – Pelotas – RS – Brasil). Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Professor e atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – da Faculdade de Educação. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Pós-Doutorado na Universidad de Barcelona, España (2003). Experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Curricular e Trabalho Docente.

Profa. Dra. Maria Cecilia Lorea Leite (Universidade Federal de Pelotas – UFPel – Pelotas -RS – Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós-Doutorado na Université Paris 8. Coordena, juntamente com o Prof. Dr. Álvaro Hypolito, o Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas. É autora de vários artigos em periódicos especializados e capítulos de livro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, gestão democrática, educação jurídica, pedagogia jurídica, imagens da justiça, ensino superior e universidade.

 Profa. Dra. Nilda Alves (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ – Rio de Janeiro – RJ – Brasil). Professora titular da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), atuando na graduação e na pós-graduação (ProPEd; http://www.proped.pro.br), onde coordena o Laboratório Educação e Imagem (http://www.lab-eduimagem.pro.br). Possui doutorado em Ciências da Educação, pela Université de Paris V (René Descartes) (1980) e Pós-doutorado no INRP (1989). É Pesquisadora 1-A no CNPq. Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade do Brasil (1965) e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1975). Coordena o Grupo de Pesquisa /CNPq – “Currículos, redes educativas e imagens”. Organizadora de coleções e séries (Cortez, DPA e DPetAlli). Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em currículos, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidianos e currículos; tecnologias, imagens e narrativas.

Profa. Dra. Sandra Travers de Faultrier (Sciences Po – Paris – França). Professora, pesquisadora e advogada, especializada em direito e literatura e direito de propriedade. Leciona na Sciences-Po, Paris, França. É advogada em Paris, formada pela Sciences-Po Paris. Doutora em Letras e Doutora em Direito, interessa-se particularmente pelos seguintes temas: Direito, Literatura e Direitos Autorais. Exerce o cargo de Vice-presidente de assuntos legais da Societé des Gens des Lettres . Algumas publicações: La Fiction entre droit et littérature, Raisons politiques, 2007; Gide, l’assignation à être, Michalon, 2005; Droit et littérature, essai sur le nom de l’auteur, PUF, 2000; Le Droit des bases de données (livro eletrônico) – ADBS, 2000. Possui inúmeros artigos publicados em revistas e periódicos, eles: Droit et littérature, arts de l’Apparaître. L’Identité-jugement, Les Cahiers de la justice, 2010/2.


OBJETIVOS
  • Divulgar a produção científica e cultural no campo da temática focalizada, incentivando a produção de conhecimentos e de inovações curriculares.
  • Desenvolver o tema das imagens como elementos de análise sobre o currículo.
  • Contribuir para a produção de conhecimentos sobre os currículos dos Cursos de Direito, a partir do inter-relacionamento dos temas imagens da justiça, currículo e educação jurídica.
  • Discutir as possibilidades de intercâmbio e cooperação interinstitucional e internacional de investigadores e de grupos de pesquisa com vistas à produção de conhecimentos no âmbito da temática em foco.
  • Incentivar e apoiar a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como de professores de ensino superior e profissionais das áreas de educação e do direito, no desenvolvimento de estudos sobre imagens da justiça, currículo e educação jurídica.

INSCRIÇÕES

 http://wp.ufpel.edu.br/seminariointernacionalimagensdajustica/inscricoes/

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